sexta-feira, 16 de maio de 2008

SMS e games instalados dominam uso do celular por brasileiros, diz Nielsen

Mensagens de texto e games pré-instalados nos aparelhos dominam a maneira como os brasileiros usam telefones celulares, segundo perfil divulgado pela consultoria Nielsen sobre os três primeiros meses de 2008.


Segundo a análise, feita entre cerca de 2 mil entrevistados, 61% admitiu ter usado mensagens SMS nos últimos 30 dias, enquanto 25% disse ter jogados os games pré-instalados que acompanhavam seus aparelhos.


O consumo de música online aparece na terceira posição, com participação de 9%, seguido do download de ringtones(8%), música (6%) e papéis de parede (6%). Envio de mensagens instantâneas e imagens tiradas com o aparelho aparecem logo depois, empatadas com 5%.
Quando se concentra apenas nos usuários mais jovens, a penetração dos serviços é ainda mais gritante. Entre os entrevistados que tinham entre 15 e 24 anos, o envio de SMSs pulou para 76%, o consumo de jogos para 36% e a consulta a música online quase dobrou (17%).


Ainda que tenha alta penetração, as mensagens pelo celular ainda têm espaço para crescer no país de acordo com um segundo estudo divulgado pela Nielsen, desta vez referente a São Paulo.
Dos 204 entrevistados, 47% admitiu usar SMSs no último mês, mas um número um pouco menor (44%) disse não usar o aparelho para qualquer tipo de comunicação escrita, sejam elas e-mails, SMSs ou mensagens instantâneas.


Ainda entre os amostrados em São Paulo, a função multimídia mais popular entre os celulares foi o rádio, com participação de 14%, seguido por papéis de parede (11%), ringtones (8%) e músicas completas e fotos, empatadas com 6%. A participação de usuários que não usam nenhuma delas foi a maioria na categoria, com 44%.

Vi no IDGNow

Nenhum comentário: